Lâmpada permanece acesa por mais de 100 anos

21maio08

O jornal americano LA Times publicou um artigo curioso a respeito de uma lâmpada centenária que permanece acesa há 107 anos, com uma única pausa em seu trabalho durante 1979, quando levou 22 minutos para ser transportada por apenas alguns metros.

A lâmpada recordista em questão está em um quartel do corpo de bombeiros americano, em Los Angeles, e já contabiliza aproximadamente um milhão de horas de operação em baixa voltagem, de apenas 4 watts. A façanha pode ter sido possível graças à sua fabricação, feita de modo que nenhum ar seja capaz de entrar e destruir o filamento de carbono, proteção que impede o aquecimento dos componentes internos.

Fabricada pela Shelby Electric Co., empresa de Ohio que fechou as portas em 1914, a “lâmpada centenária” era utilizada para iluminar o caminho dos bombeiros em chamados noturnos, sem que fosse necessário acender lanternas de querosene para se preparar.

Hoje, a lâmpada aparece em programas televisivos americanos e está no livro de recordes Guinness, além de receber turistas do país inteiro e ter ganhado uma página virtual em centennialbulb.org, atualmente apenas com o endereço do quartel em que está localizada.

Confira o artigo completo aqui (em inglês)

Confira o site sobre a lâmpada aqui (em inglês)

Anúncios


No Responses Yet to “Lâmpada permanece acesa por mais de 100 anos”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: